Talabarte

Talabarte

O que é Talabarte ?

O talabarte é um EPI para trabalho em altura que é utilizado junto ao cinto paraquedista para atividades acima de 2 metros do piso segundo exigência da NR35.

Para que serve o Talabarte ?

O talabarte conecta o cinto paraquedista  - que já deve estar ajustado ao corpo do utilizador - a um ponto de ancoragem seguro. Garantindo o conjunto ideal para proteção contra quedas.

Quais são os tipos de talabartes ?

O talabarte pode ser classificado basicamente em talabarte simples ou talabarte i, talabarte duplo ou talabarte y e talabarte de posicionamento.
O talabarte simples, também conhecido como talabarte i por ser uma extensão única com um gancho em cada ponta. Esse talabarte é usado em situações de muito favoráveis, onde o utilizador possa conectá-lo ao ponto de ancoragem antes de estar exposto ao risco de queda por conta de sua conexão simples.

O talabarte duplo ou talabarte y  leva esse nome pelo formato em y possuindo dois ganchos em uma das extremidades. Esse talabarte oferece um nível de segurança maior pois permite deslocamentos do utilizador onde o mesmo permaneça sempre conectado por um dos ganchos a um dispositivo ou ponto de ancoragem alternando a conexão entre os dois ganchos. É recomendado para cintos de segurança com mais de 1 ponto de ancoragem visto que é muito utilizado na parte frontal do cinto paraquedista.

O talabarte de posicionamento, como próprio nome diz é para que o utilizador esteja bem posicionado em execução de tarefas que lhe ocupem as duas mãos. Ressaltando que esse talabarte não é um acessório contra quedas, sendo assim é recomendado sua utilização sempre em conjunto com um talabarte simples ou com um talabarte duplo.
Para o talabarte de posicionamento é necessário um cinto paraquedista que possua um ponto de conexão na parte abdominal.

Como uso o talabarte ?

Para utilização do talabarte simples e do talabarte duplo, após o ajuste do cinto de segurança tipo paraquedista ao corpo do utilizador, basta conectar a extremidade do gancho menor ao ponto de fixação  frontal ou traseiro do cinto paraquedista condizente  com o trabalho a ser executado. Após isso o gancho da outra extremidade vai ao ponto de ancoragem seguro, garantindo sua proteção contra quedas.
No caso do talabarte de posicionamento, basta fixá-lo ao ponto abdominal e a algum ponto de ancoragem que lhe ofereça um posicionamento ideal para execução de suas tarefas.

O talabarte e o cinto paraquedista podem ser de marcas diferentes ?

O uso do talabarte com marca diferente do cinto de segurança é permitido desde que ambos sejam testados e aprovados para utilização conjunta em laboratório credenciado pelo MTE. Desta forma os dados dos fabricantes estarão no mesmo CA ( Certificado de aprovação).

Qual melhor talabarte para trabalho em altura ?

Todos os talabartes são rigorosamente testados para aprovação de sua utilização. É extremamente importante analisar as condições do trabalho a ser executado para escolher dentre os três ( talabarte simples, talabarte duplo e talabarte de posicionamento) qual  talabarte se enquadra melhor para a atividade de acordo com suas características de proteção.

Em resumo:

Talabarte é o acessório para trabalho em altura que atua junto com o cinto paraquedista, ambos mantém o trabalhador ligado à linha de vida, ou aos pontos de fixação oferecendo a proteção antiqueda necessária para trabalhos em altura e permitindo que o mesmo se aplique às suas atividades de forma segura. O talabarte i possue 1 extremidade com 1 gancho, já os talabarte y como o próprio nome sugere ramifica a extremidade oferecendo dois ganchos de fixação oferecendo maior segurança na troca entres os pontos ou cordas da linha de vida, além disso muitos são munidos de elástico ou ABS para suavização de eventuais impactos. O uso do talabarte para cinto de segurança é extremamente importante e obrigatório durante as atividades profissionais acima desenvolvidas acima de dois metros de altura da base segundo a NR35. O talabarte de posicionamento geralmente é utilizado para atividades em postes, hastes ou árvores.