Protetor Auricular

PROTETOR AURICULAR

O que é o protetor auricular

Protetor auricular ou protetor auditivo é o EPI responsável por manter a integridade da audição do utilizador em locais com níveis elevados de ruídos constante, intermitente ou repentino.

Para que serve o protetor auricular ?

O protetor auricular ao ser utilizado proporciona a redução da taxa de ruído para níveis aceitáveis  e não prejudiciais ao sistema auditivo evitando danos a curto ou longo prazo e garantindo a proteção auricular necessária segundo a NR6.

Quais os tipos de protetor auricular?

O protetor auricular pode ser basicamente de três tipos: o protetor auricular de inserção, protetor auricular tipo concha e o protetor auricular para acoplamento ao capacete, este último que também é tipo concha.

Protetor auricular de inserção, ou protetor auricular plug são protetores menores que são introduzidos no canal auditivo, dentre as variedades temos em materiais como copolímero, espuma e silicone. O mesmo pode ser com e sem cordão, em sua maioria o protetor auricular de inserção acompanha cordão. Disponível em cores diversas para facilitar a identificação dependendo do tipo de atividade.

Protetor auricular tipo concha, como o próprio nome diz tem duas conchas preparadas que envolvem a orelha do utilizador como um fone de ouvido oferecendo a atenuação e conforto necessário ao utilizador. O protetor auricular tipo concha em sua maioria oferece regulagem da haste para adaptação à cabeça do utilizador.

Protetor auricular para acoplamento ao capacete, é um protetor auricular tipo concha, porém não possui a haste ligando as conchas, cada concha tem sua haste parcial com sistema de engate e ajuste ao capacete de segurança para situações em que o utilizador necessidade da utilização dos dois EPIS simultaneamente.

Como usar o Protetor Auricular.

A utilização do protetor auricular é relativamente simples. O plug de inserção requer um pouco mais de cuidado na hora de ajustá-lo pois como dito anteriormente é introduzido ao canal auditivo e por isso também requer uma atenção especial quanto à higiene, sendo de uso individual.

O protetor auricular tipo concha, é ajustado à cabeça do utilizador no modelo de um fone de ouvido e requer alguns cuidados básicos como não deixar parte da orelha descoberta, utilizar a haste sempre no topo da cabeça e não próximo à nuca e também não forçar sua haste quando não estiver em utilização, pois pode danificar o equipamento e diminuir a pressão das conchas comprometendo a efetividade de sua atenuação.

Como escolher o protetor auricular ideal para minha atividade ?

Cada protetor auricular oferece um grau de atenuação em Decibéis (Db).
O ideal é que seja feita uma medição para identificar o máximo grau de ruído a que o utilizador será exposto, além disso tem que ser levado em conta  a distância do ruído, sua intensidade e o tempo a qual o utilizador ficará exposto a  esses ruídos.


Em resumo:
O protetor auricular ou protetor auditivo é indispensável, para toda pessoa que fique exposta a ruídos constante, intermitente ou repentino durante o desenvolvimento de suas atividades profissionais que não se enquadrem ao nível e tempo aceitável e possam causar danos à audição .
Cada modelo de protetor oferece um nível de atenuação, e isso deve ser levado em consideração na escolha do protetor auricular ideal para cada situação.
Para uma boa escolha é preciso levar em conta a distância do ruído, sua intensidade, e o tempo ao qual se ficará exposto a esse ruído.
Dente os protetores estão os Abafadores de ruído Concha, ou Protetor auricular tipo concha, o abafador de ruído para capacete ou kit capacete, o plug de inserção ou protetor auricular de espuma que também pode ser de silicone e contar com cordões e diversas atenuações.