Cinto Paraquedista

Cinto Paraquedista

O que é cinto paraquedista ?

Cinto paraquedista ou cinto de segurança é um epi para trabalho em altura que em conjunto com demais epis para trabalho em altura garantem a segurança do utilizador durante suas atividades profissionais em locais acima de 2 metros de altura acima do piso.

Para que serve o cinto paraquedista?

O cinto paraquedista é um cinto de segurança que deve ser instalado ao corpo do utilizador e é responsável para evitar possíveis quedas e garantir a integridade física do utilizador evitando acidentes de trabalho.

Quais os tipos de cinto paraquedista?

O cinto paraquedista pode ser encontrado em diversos modelos com diferentes recursos. Porém todos eles apresentarão como principal características os pontos de ancoragem desta forma o cinto de segurança em geral é tratado como cinto paraquedista 1 ponto de ancoragem, cinto 2 pontos, cinto 3 pontos até cinto 4 pontos de ancoragem. Esse são os principais junto com o cinto paraquedista para espaço confinado que apresenta dois pontos de ancoragem nos ombros e o cinto paraquedista para eletricista,  esse último que em geral é um cinto de segurança isolante e antichama, características especiais para esse tipo de utilização.

Como usar o cinto paraquedista ?

O cinto paraquedista após instalado no utilizador, irá conectar o mesmo ao trava quedas ou talabarte que também são epis para trabalho em altura. Esse conjunto será responsável por oferecer a segurança necessária para o utilizador.

Qual peso suporta um cinto paraquedista ?

É muito comum ouvir por aí a pergunta "O cinto de paraquedista pode ser usado por um trabalhador com mais de 100 kilos?"O cinto de segurança tipo paraquedista é elaborado e testado nos mais rigorosos padrões de qualidade. A capacidade suportada precisa ser verificada junto ao fabricante pois existem fabricantes que garantem um cinto paraquedista que suporte até 190.5 kilos junto a equipamentos qualificados para tal situação, desde que o fator de queda seja de 1 ou altura de queda livre limitada a 1,83mts. Em sua maioria os fabricantes garantem um limite máximo de peso do usuário entre 100 e 140 kilos. Vale lembrar que durante uma queda o peso é potencializado por outras variáveis como altura de frenagem e distância fazendo o corpo absorver a energia criada, por isso são definidos tais limites.

Posso usar o cinto paraquedista com talabarte de marcas diferentes ?

O uso do cinturão de segurança com talabarte ou cabos de diferentes marcas é permitido desde que testados e aprovados em um laboratório credenciado pelo MTE e os dados dos fabricantes estiverem no mesmo Certificado de Aprovação - C.A.  

Após uma queda,  o cinto paraquedista deve ser substituído?

De acordo com a NR35, o cinto de segurança, acessórios e sistemas de ancoragem quando apresentarem qualquer defeito, distorções, ou sinais de desgaste que tenha sido submetidos a uma queda, deve, ser descartados e trocados, exceto quanto a restauração é prevista nas normas técnicas nacionais ou internacionais no caso de alguns produtos.
Alguns cintos de segurança e epis para trabalho em altura possuem um indicador de impacto, quando o mesmo é ativado o cinto paraquedista ou talabarte precisam ser trocados e descartados de imediato.

Em resumo
O cinto paraquedista para trabalho em altura, também conhecido como cinto de segurança ou cinturão de segurança são extremamente importantes para proteção nos trabalhos em altura, pois a partir dele o utilizador consegue ter a segurança necessária, para efetuar suas atividades profissionais sem o risco de queda. O cinto paraquedista com talabarte  aliado ao trava quedas,  formam um conjuto ideal para cumprimento da NR35 que é a norma responsável pela proteção em altura. O cinto de segurança tipo paraquedista, compreende uma grande  variedade de modelos  como o cinto paraquedista 1 ponto, cinto paraquedista 2 pontos, cinto paraquedista 3 pontos, cinto paraquedista 4 pontos até o cinto paraquedista 5 pontos de ancoragem, bem como cinto paraquedista para eletricista NR10 para trabalhos com eletricidade.